10 maneiras para aumentar seu alcance orgânico no Instagram

O alcance orgânico no Instagram é um indicador para saber o quão longe seu conteúdo consegue chegar. Atingir seus seguidores não é o limite: você pode viralizar e impactar até quem ainda não segue a sua empresa.

O engajamento é um termômetro para a eficiência da sua estratégia de marketing digital. Como tal, deve ser cuidadosamente planejado, levando em conta o perfil da sua marca e também do seu público-alvo.

Conheça, a seguir, as 10 melhores maneiras para aumentar seu alcance orgânico no Instagram!

1. Produza conteúdo que gere identificação

Aumentar o alcance no Instagram é uma questão de criar posts que o público queira ver. A melhor forma de garantir isso é conhecendo bem o perfil da sua audiência para produzir algo que gere identificação. Uma maneira eficiente é olhar os seus dados de engajamento passados. Confira quais tipos de publicação costumam atrair mais atenção, invista mais nisso e acompanhe seus novos resultados.

2. Descubra os melhores dias e horários

Os resultados dos seus posts são ótimas fontes de informações relacionadas às tendências da sua audiência. Para aumentar o alcance orgânico no Instagram, você precisa aproveitar esses dados. Uma das suas utilidades é poder determinar os melhores momentos para postar.

Fique de olho em quais datas e horários as suas publicações costumam obter mais engajamento, como quantidade de curtidas e comentários. A partir desses padrões, você pode investir mais nos melhores intervalos de tempo e ter retornos superiores.

3. Utilize hashtags estratégicas

É possível aumentar bastante o desempenho do seu perfil com a escolha das hashtags certas. Afinal, cada post publicado também passa a aparecer em um feed especial com os termos escolhidos. Isso é algo que pode alavancar a sua visibilidade. Para acertar nessa iniciativa, você precisa pesquisar as hashtags mais estratégicas para as suas necessidades, de preferência mais específicas. Por exemplo: se você tem um restaurante vegano, procure colocar hashtags específicas do tema junto à localização, como #comidaveganagoiania. Isso aumenta suas chances de engajamento com o público local. Vale a pena também apostar em sinônimos e demais tipos de variações para melhorar as suas chances de sucesso.

4. Interaja com o seu público

Crie o hábito de checar comentários e directs para que ninguém seja ignorado. Tire dúvidas e não deixe de tratar bem quem manda sugestões e críticas. A partir desses contatos, também podem surgir novas oportunidades de negócios. Afinal, se você ignora os seus seguidores, eles terão poucos motivos para conferir suas publicações e podem até deixar de acompanhar sua marca.

5. Divulgue conteúdo do público

Uma das maneiras mais eficientes de melhorar o engajamento do perfil é colocar a sua produção de conteúdo nas mãos do público. Vale a pena testar o formato de regram dentro da sua estratégia de marketing, que consiste em replicar publicações dos seus seguidores.

Além disso, convide-os a usar alguma hashtag utilizando seus produtos ou serviços. As pessoas gostarão de se ver no seu perfil e o isso vai contribuir para o seu alcance.

6. Deixe seu perfil atraente

Ter um perfil interessante e atraente é um caminho seguro para chamar a atenção do público, pois, em uma rede social tão visual quanto o Instagram, um design bonito, com fotos e cores em harmonia, gera proximidade com as pessoas. Para isso, escolha algumas das seguintes estratégias:

  • definir um tema padrão para o perfil;
  • usar um único enquadramento para todas as fotos que for postar;
  • fazer o mesmo corte em todas as fotos;
  • definir um único filtro a ser usado nas postagens.

Além disso, a biografia funciona como um cartão de visitas, por isso, deve conter as principais informações sobre o que faz. Use esse espaço para explicar brevemente o que as pessoas vão encontrar ali e o motivo pelo qual devem seguir o perfil.

Esse é o único espaço no Instagram que aceita um link clicável, por isso, não deixe de incluir o endereço do seu site ou outro link que desejar.

7. Use o Stories para aumentar o alcance orgânico no Instagram

Embora o vídeo nos Stories tenha apenas 15 segundos, esse tempo pode ser usado estrategicamente para prender o público e fazer com que continue assistindo. Uma boa estratégia para Stories é mostrar vídeos dos bastidores. As pessoas gostam de ver o making off de um trabalho, as rotinas diárias da empresa ou o processo para a execução de algum serviço.

É importante não exagerar para não ser cansativo. As funcionalidades incluem enquetes, gifs e ícones que devem ser usados para interagir com os usuários e receber informações sobre qual conteúdo buscam em seu perfil.

8. Dê recompensas

Oferecer recompensas é algo que funciona muito bem para aumentar o engajamento e apresentar sua marca para mais pessoas, por isso, envolva seus seguidores em campanhas e concursos atrativos. Escolha brindes, serviços, produtos ou conteúdos exclusivos. Depois, desenvolva regras simples para participação. É essencial pedir que os participantes indiquem nos comentários amigos para concorrer ao prêmio.

Uma estratégia bem-sucedida é pedir que o seu post seja repostado no perfil daqueles que desejam ganhar o concurso, pois isso aumenta a possibilidade de alcance dentro do aplicativo.

9. Faça lives

Mais uma vez, o poder dos vídeos entra em cena para aumentar o alcance orgânico no Instagram. As lives têm o poder de gerar a curiosidade e fazer com que a pessoa clique para assistir ao que está acontecendo naquele momento. O formato pode ter hora e dia marcados. Nesse caso, avise aos seguidores com antecedência e peça que façam perguntas sobre o tema proposto. Isso vai contribuir para o engajamento, mesmo antes de acontecer a transmissão ao vivo.

É importante estar preparado. Para isso, estude o conteúdo, faça um roteiro, prepare o ambiente, a iluminação, o áudio, a qualidade do vídeo e seja educado e simpático com o público.

10. Crie um CTA (call to action)

O call to action, ou a chamada para ação, é uma ferramenta poderosa para convidar o público a interagir com sua marca. Por isso, utilize-o em seus posts e vídeos com frequência. Um CTA bem-feito deve ser convincente ao ponto de levar os seguidores a realizarem exatamente a ação para a qual são direcionados, pois isso vai gerar maior número de interação e aumentar o engajamento.

Agora, você já conta com um planejamento eficiente para aumentar o alcance orgânico no Instagram da sua marca. Lembre-se que a principal aliada para alcançar mais público é a qualidade do seu conteúdo. Estude bem o perfil da audiência que a sua empresa pretende impactar e faça experimentos com múltiplas abordagens até chegar àquela que traz os melhores resultados.

É válido ressaltar que, depois de seguir todas as dicas, é essencial mensurar seus resultados, por isso, não deixe de acompanhar as estatísticas para medir a evolução do seu alcance orgânico no Instagram.

Gostou das nossas dicas? Então, não deixe de conferir nosso post para conhecer 4 métricas de relatório no Instagram que você deve acompanhar!

Fonte: Marketing nas Redes Sociais

5 estratégias para crescer seu instagram

Seja qual for o segmento em que a sua empresa atua e o estágio no qual se encontra, é preciso investir em estratégias para crescer o Instagram. Isso porque essa rede alcançou no fim de 2017 a marca de 800 mil usuários no mundo todo. O aplicativo atingiu também a marca de 500 milhões de usuários por dia. No Brasil, de acordo com a Social Media Trends 2018, pesquisa realizada pela Rock Content, 80,2% das marcas investem nesta rede.

É esperado que o Instagram registre neste ano 1 bilhão de pessoas conectadas. Seu uso é cada vez mais constante, tanto por usuários quando por empresas. Por isso, diversos especialistas acreditam que a rede social seja a principal fonte de negócio nos próximos anos.

Outros dados, coletados pela pesquisa Mídias Sociais 360º, comprovam a popularidade do instagram. Confira:

– Perfis comerciais no Instagram superaram a marca de 1 milhão de seguidores, em média.
– O Instagram teve um aumento em mais de 2.000% em relação a 2014. Isso porque no ano citado, a quantidade de seguidores por marca era 49 mil.
– Os dados estimam que os números do Instagram nos próximos anos devem ser ainda maiores. Mostram também que a rede social não é apenas uma tendência do momento, mas sim algo duradouro.

Portanto, confira neste blog estratégias para crescer o Instagram da sua marca:

1. Solucione os problemas dos seus seguidores

Muitas marcas criam pesquisas sobre a audiência. Todavia, não são todas as que conseguem produzir conteúdos realmente úteis para o público. Para agregar valor com as postagens no Instagram da empresa, primeiramente, elabore as seguintes perguntas:

  • Estou segmentando da forma correta o público da marca?
  • Quais perguntas meu público está fazendo?
  • Como meus anúncios podem ajudar a responder tais perguntas?

Caso você ainda não saiba exatamente como segmentar os anúncios do Instagram da empresa, há uma boa forma de dar o primeiro passo. É simples: utilize os usuários que já fizeram alguma interação com a marca. Como são pessoas que já possuem interesse e curiosidade sobre os produtos, há grande chances de engajarem com o conteúdo.

Leia também: Como anunciar no Instagram

Lembrando que a criação de público personalizado para a marca é apenas a etapa inicial. Logo após conquistar esses usuários, você precisa efetivamente criar soluções para os problemas dos mesmos.

Como saber quais são as perguntas desse público?

Há diversas ferramentas ao nosso dispor para entender as dúvidas do público. Para elaborar as estratégias para crescer o Instagram, você pode acessar fóruns e procurar pelo tópico de interesse. Uma das plataformas interessantes para esse trabalho é o Quora. Basta escolher o assunto de interesse, e que envolve o produto ou serviço oferecido pela sua empresa. Depois, você conseguirá entender, enfim, o que as pessoas querem saber acerca disso. Outro ótimo exemplo é o Planejador de Palavras-Chave do Google.

A partir do estudo desses dados, você poderá criar anúncios bem segmentados. Ao solucionar as dúvidas das pessoas, elas serão convertidas em seguidores e possíveis clientes.

2. Invista em vídeos

Em 2017, os vídeos como estratégias para crescer o Instagram funcionaram muito bem. Com isso, projeções para este ano são ainda melhores para os produtores de conteúdo. Ainda em 2014, as pesquisas mostraram a preferência dos consumidores pelo vídeo. Passar as informações com esse recurso pode fazer com que ela seja disseminada de forma mais leve e interativa.

Nos últimos anos, empresas investiram em testar a experiência de seus seguidores nas redes sociais. Elas se baseavam em entender a melhor forma de se comunicar usando esse estilo de conteúdo. Com isso, as contas comerciais estão em constante aperfeiçoamento na produção de vídeos. Logo, para se destacar com essa estratégia, você deve criar produções customizadas. Isto é: pensar no diferencial do seu produto ou serviço e usá-lo para passar a informação em vídeo.

Se você ainda não se convenceu que esse recurso deve ser implantado por sua marca no Instagram, os dados comprovam. Projeções apontam que, em 2020, os vídeos somarão 80% do tráfego dos usuários na web. Ou seja, essa não apenas é só uma das estratégias para crescer o Instagram, mas sim um investimento que deve ser utilizado em outros canais. O audiovisual têm um crescimento exponencial na internet e grandes chances de se tornar uma preferência quase unânime pelos consumidores.

3. Conte histórias

O storytelling é uma técnica que vem conquistando cada vez mais adeptos no Marketing Digital. Isso porque as histórias nos permitem mostrar a personalidade ou trajetória da marca e criar uma relação mais próxima com o consumidor. Não é novidade que o interesse por conhecer boas histórias é uma característica da natureza humana. Certo?

Se parar para pensar, com certeza há alguma história entre você e a sua marca preferida. Isso estreita a sua relação com a mesma e é um dos fatores que te leva a criar a preferência pela mesma. As marcas têm focado na criação de boas histórias e o Instagram é uma ferramenta incrível para isso. Principalmente agora com a criação dos Stories.

Estratégias para crescer o Instagram com o storytelling

  • É preciso gerar empatia com o que é contado
  • Não precisa, necessariamente, envolver a criação da marca. Pode ser algo atual e até mesmo que faz parte da rotina da empresa
  • Insira a identidade e os verdadeiros valores da marca
  • Jamais crie uma narrativa que fuja do que realmente envolve o universo da empresa. São inúmeros os recursos da internet. Portanto, facilmente os usuários saberão se a história é verdadeira ou não
  • Encontre um tom de voz adequado para a marca
  • Defina a persona do público- alvo
  • Alinhe a comunicação entre os pontos de venda e canais de divulgação
  • Utilize fotos e vídeos humanizados, sem depender totalmente de bancos de imagem
blog estrategias para crescer o instagram da sua empresa likes

4. Crie promoções

A criação de promoções é uma maneira interessante para promover o crescimento do Instagram. Essa estratégia não envolve apenas o intuito de aumentar os números, mas também deixar os usuários mais próximos da marca. A empatia é uma questão primordial na relação da empresa com os consumidores. Dessa forma, esse estilo de conteúdo faz com que esse sentimento aumente. Nesse tópico, você entenderá que as promoções aqui citadas não englobam apenas sorteios de produtos no feed da rede social.

Benefícios dos brindes e promoções no Instagram:

  • Humanização da marca
  • Fidelização dos clientes
  • Aumento do interesse dos usuários de acompanharem a empresa na rede social
  • Interação com os usuários
  • Percepção do perfil do público que mais é impactado pela marca

De acordo com um estudo de caso recente da Tailwind for Instagram, marcas que regularmente distribuem brindes e conteúdo possuem métricas impressionantes em termos de engajamento. Dessa pesquisa, podemos destacar os seguintes apontamentos dessas estratégias para crescer o Instagram das empresas:

  • As contas que geram brindes e concursos regulares cresceram 70% mais rápido do que as outras
  • 91% dos posts com mais de 1.000 comentários estão relacionados a uma oferta ou concurso
  • Concursos e brindes no Instagram recebem em média 3,5 mais curtidas e 64 comentários a mais do que outros posts

Apesar de todas essas comprovações, há uma informação impressionante sobre esse recurso. apenas 2% das contas do Instagram realizam concursos ou brindes, segundo a mesma pesquisa. Ou seja, o que você está esperando para sair na frente da concorrência e investir nesses conteúdos?

Retomando o que foi dito no segundo parágrafo, não existe apenas uma forma de realizar promoções. A mais tradicional é a do sorteio no feed, certo? Essa estratégia é focada em alcançar novos seguidores e conquistar mais engajamento de forma rápida. Com certeza, se feita com cuidado e atender o que foi exposto no item 1, é bem assertiva.

Formas de criar promoções como estratégias para crescer o Instagram:

Importante é pensar no estilo que mais se encaixa com o objetivo da marca e com seus consumidores. Você pode até mesmo criar uma nova maneira de fazer promoções, com determinada ação da marca. Para se inspirar, as formas mais comuns são:

  • Esporadicamente dar brindes para os usuários que mais interagem com a marca. Por exemplo: premiar quem sempre assiste os stories da marca, ou os que estão sempre envolvidos nos comentários. Outra forma é presentear os que constantemente respondem os stories. Enfim, o bacana é inovar nas formas de entregas de brindes. Isso vai estimular o público a ficar de olho nas suas postagens.
  • Criar concursos culturais. Para esse estilo de promoção, a empresa precisa pensar em um prêmio significativo. Ao contrário dos brindes mencionados anteriormente, que são dados de forma espontânea, o concurso exige um esforço do público. Ele pode ser feito de diferentes formas, dependendo do posicionamento e criatividade da marca.

Principais estilos de concursos culturais

  1. Premiação para o melhor texto. A marca elabora uma pergunta, e pede para o público responder de forma criativa. Essa resposta pode ser tanto por comentários quanto por e-mail, landing page (divulgada no link da bio ou link nos stories), postagem de fotos pelos usuários – cada um em seu perfil – com o texto na legenda, entre outras maneiras.
  2. Premiação para a melhor foto. Essa interação é feita por meio de uma hashtag específica criada pela marca. A empresa define um tema, convida os seguidores a postarem uma foto que tenha a ver com o mesmo, utilizando a hashtag, e escolhe a melhor. Por exemplo: No dia do profissional de marketing, quem postar a melhor foto (julgada por uma comissão da marca) com a #MarketingdaNomedaMarca, ganha um curso de redes sociais da empresa.
  3. Premiação para a foto mais curtida. Utilizando o mesmo esquema do tópico anterior, o critério de escolha de quem leva o brinde é por curtidas na foto. Esse concurso também pode ser feito da seguinte maneira: os seguidores enviam as fotos para a marca, que cria um álbum com as mesmas e pede para que os usuários votem na melhor.

Atente-se às regras

Instagram determina diretrizes para a realização de promoções. Antes de elaborar as suas estratégias para crescer o Instagram da marca com essas ações, leia o regulamento da rede social.

5. Utilize os stories

Esse recurso criado pelo Instagram se tornou um fenômeno. Informações divulgadas por essa rede social mostram que os stories possuem em média 300 milhões de usuários ativos diariamente. Ou seja, cerca de 37% dos usuários postam nessa ferramenta todos os dias. Pesquisa realizada pela MLabs aponta que 50% de todos os perfis comerciais no Instagram já utilizam os Stories.

Os Stories, cujos números já ultrapassaram os do concorrente, Snapchat, permitem inúmeras formas de interação com os usuários. Nessa funcionalidade, a marca pode testar a produção de conteúdos e checar quais são recebidos das melhores formas pelo público. Entre as formas de publicação, estão as que apontamos em todos os itens anteriores neste blog.

A ferramenta mantém a publicação por 24 horas no perfil. Porém, agora foram lançados os destaques, que permitem que o conteúdo seja fixo na conta. Isso aumentou a função dos stories como estratégias para o crescimento do Instagram. Neles, há também:

  • Filtros personalizados
  • Stickers
  • Emojis
  • Diversos efeitos de vídeo
  • Boomerang
  • Hashtags
  • Localização
  • Inclusão de links – para perfis com mais de 10 mil seguidores
  • Enquetes
  • Possibilidade de marcar usuários
  • Entre outras

Destaque-se da concorrência nos Stories

É importante ressaltar que não basta a marca ser ativa nos Stories. O que o público procura é um conteúdo diferenciado, que promova o entretenimento e a informação. Crie uma identidade da empresa nessa funcionalidade e interaja de formas variadas a cada publicação. O storytelling, já citado anteriormente como uma das fortes estratégias para crescer o Instagram, também deve ser um investimento nesse canal. Contar uma boa narrativa é aproximar-se do público e mantê-lo fiel ao seu conteúdo.

Crie suas estratégias para o crescimento do Instagram

Para que você absorva da melhor forma as estratégias para o crescimento do Instagram, você deve estudar outras práticas para o aplicativo. Além dessas, existem inúmeras outras possibilidades, como por exemplo o uso de influenciadores, a criação de hashtags personalizadas e a identidade visual com a organização do feed. Por isso, importante é que você entenda a necessidade do seu público e solucione por meio dos conteúdos postados em seu Instagram. Além disso, cada ação do aplicativo dependerá do objetivo da empresa com a mesma.

Por que a sua empresa precisa de um Instagram?

Atualmente, tendo em vista a grande presença das redes sociais na vida das pessoas e, inclusive, dos consumidores, essas plataformas acabam se tornando um ambiente essencial em que as empresas precisam estar inseridas. Nesse contexto, o Facebook é uma das redes mais utilizadas pelas organizações para divulgar seus produtos e apresentar o seu negócio. Entretanto, existem outras plataformas muito promissoras que garantem o contato e a interação com os usuários, como é o caso do Instagram, por exemplo.

Esta rede social consiste, principalmente, na publicação de fotos e vídeos, permitindo, ainda, descrições, comentários e likes. Tratando-se de uma plataforma essencialmente visual, o Instagram é ideal para as empresas apresentarem seus produtos e sua qualidade, mostrando de perto os potenciais do negócio e divulgando de uma forma mais ampla. Os usuários seguem os perfis que têm interesse e visualizam os posts destes, construindo, assim, uma grande rede de contatos. O Instagram possibilita também o patrocínio de postagens, expandindo ainda mais a empresa para os públicos diversos.

Ainda sobre as funcionalidades desta rede, existem espaços para transmissões ao vivo e vídeos curtos , conhecidos como Stories. Em sua parte textual, o Instagram permite o uso de hashtags, que são palavras-chave que compõem um grupo de publicações com um mesmo tema, aumentando a visibilidade das marcas nos meios relacionados com a sua atuação.

Diferente do Facebook, o Instagram possui ferramentas específicas que podem facilitar o acesso do público ao conteúdo publicado pela empresa, proporcionando uma interação mais direta e informal entre clientes, potenciais consumidores e a organização. Dessa forma, possuir um perfil de empresa no Instagram pode ser um passo assertivo na comunicação do seu negócio e na divulgação dos seus produtos e serviços.

Entre em contato com a Publicidade Popular para gerenciar suas Redes Sociais da melhor forma, garantindo os melhores resultados para você e para a sua empresa!